quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Agradecimento – Resposta do Dr. Dirceu Greco – Departamento DST/AIDS/Hepatites‏


Dr. Dirceu Greco
Diretor do Departamento DST/AIDS/Hepatites
Ministério da Saúde

Ontem, quarta-feira, recebemos de vossa parte resposta ao Oficio assinado pelos associados da AIGA enviado no dia 15, no qual cobrávamos explicações sobre a falta de previsão orçamentaria para 2012 em relação a promessa de incluir os medicamentos das hepatites na relação de medicamentos estratégicos.
Agradecemos a resposta (segue o texto abaixo), realmente explicativa, mas se tivesse chegado a tempo não teria sido necessária a cobrança do dia 29 reclamando da falta de atenção que é dada as ONGs de hepatites, cobrança que resultou numa resposta inconveniente por parte de um funcionário do departamento.

As ONGs atuam no controle social, estabelecido pela Lei 8080 que regulamenta o SUS e amparadas na Constituição Federal, por isso que devem, sempre, cobrar explicações dos gestores da saúde e, quando não respondidas procurar os meios necessários para fazer ouvir sua voz, que é a própria voz do paciente. Por tanto, as ONGs devem ser respondidas nas suas questões, não podendo ser ignoradas.

OK. Em função de sua correta resposta o assunto foi superado. Agora temos uma resposta e mais uma promessa. Dr. Dirceu, o Senhor diz no item 6 que se mantém a previsão (janeiro de 2012) para que a promessa seja cumprida.

Vamos aguardar até janeiro para saber se batemos palmas ou batemos o tambor de protesto. 

Receba nossos parabéns.  O Senhor realmente quer enfrentar as hepatites e, como sempre diz o ministro Padilha, é necessário a gritaria das ONGs para que os recursos necessários possam ser conseguidos pelo gestor.  Quando as ONGs gritam e o problema se torna público o gestor possui maior facilidade para convencer o tesouro a liberar os recursos.

A AIGA, como fiel representante dos infectados nunca ficará calada ou submissa! Outras ONGs podem ficar caladas para agradar ao gestor, vai saber o motivo, mas as associadas da AIGA atuam conforme o controle social determina.

Conte com nosso apoio e gritaria.

Carlos Varaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário